FORMAÇÃO

CURSOS DE ACTUALIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE CONTABILIDADE E AUDITORIA

No âmbito da certificação dos profissionais de contabilidade e auditoria foi exigido, durante o período transitório, que os interessados frequentassem Cursos de Actualização Profissional, tendo as condições requeridas nos seus estatutos sido divulgadas nos Órgãos de Comunicação Social, no siteprovisório da OCPCA e por consulta directa na sua sede. Como resultado, a Comissão Instaladora recebeu dos profissionais da actividade e desde 2010, os respectivos processos de pedidos de inscrição, os quais foram avaliados e seleccionados pela Comissão Instaladora para a frequência dos Cursos acima referidos.  

De 2010 a 2014 foram realizados 5 cursos, o 2º dos quais organizado simultaneamente em Luanda e no Lubango.

Está neste momento a decorrer neste momento a 1ª Edição do Curso de Actualização já em fôro dos Corpos Sociais eleitos.

Iremos em breve começar a preparar a 2ª Edição do Curso e para tal deverão todos os membros interessados fazer a sua inscrição e pagamento dos cursos.

Contráriamente à inscrição da 1ª edição, a inscrição da 2ª e demais edições irão ser feitas a partir de um link que existirá no site que remeterá o membro para a sua Área Privada a partir da qual procederá à inscrição.

NOTA: Os Cursos de Actualização para Profissionais de Contabilidade e Auditoria destinaram-se a todos os Profissionais de Contabilidade e Auditoria que na sua trajectória profissional conseguiram acumular o mínimo de 10 anos de experiência relevante e possuíam como habilitações académicas um nível médio ou superior em Contabilidade, Gestão de Empresas, Finanças e/ou Auditoria. Procurou-se que os candidatos não encarassem esses cursos apenas como mais uma etapa administrativa para "chegar" à Ordem, tendo-se apelado sempre para uma postura idónea, de conduta social e profissional irrepreensível, respeitadora da ética e deontologia profissional e auto-reguladora dos seus actos.

O programa dos cursos foi rigorosamente preparado seguindo as normas vigentes e aplicáveis na República de Angola e as da IFAC – International Federation of Accounts, organização onde a OCPCA pretende e deve afiliar-se, como garantia da certificação internacional dos seus princípios e objectivos. 

No decorrer dos cursos foram abordadas as seguintes matérias: 

  • MF - MATEMÁTICA FINANCEIRA
  • FIS - FISCALIDADE
  • CFR - CONTABILIDADE FINANCEIRA E RELATO
  • LNC - LEGISLAÇÃO COMERCIAL E DE NEGÓCIOS
  • RP - RESPONSABILIDADES PROFISSIONAIS 
  • FNT - FORMAÇÃO NÃO TÉCNICA
  • CCG - CONTABILIDADE DE CUSTOS E DE GESTÃO
  • TI - TECNOLOGIAS DE INFORMACÃO
  • ASR - AUDITORIA E SERVIÇOS RELACIONADOS
  • ECO - ECONOMIA

Estas matérias foram ministradas por uma Equipa Pedagógica constituída por Professores Universitários Angolanos, Professores Universitários Membros da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas de Portugal (OROC) e por formadores das empresas de consultoria e auditoria multinacionais sedeadas em Angola.

Com a frequência destes cursos, os formandos receberam conhecimentos mais aprofundados sobre:

  • As normas contabilísticas, fiscais e comerciais aplicáveis na República de Angola;
  • As principais normas internacionais de relato financeiro, a interpretação e validação do relato financeiro reportado pelas empresas aos sócios, estado e entidades públicas, os cálculos financeiros e os critérios de reconhecimento e mensuração;
  • Os princípios de ética e valores morais de integridade profissional;
  • Refrescamento das técnicas contabilísticas gerais.

 

Seminário de Ética e Deontologia
Seminário de Ética e Deontologia
de 26/10/2017 a 26/10/2017
ler mais